Fenec 2023 destaca investimentos de resultados

por | ago 23, 2023 | Editoria Especial, Editoria Especial Destaque | 0 Comentários

Começou nesta terça-feira, 22, a Fenec 2023. O evento foi marcado pela apresentação de diversas tecnologias voltadas para os maquinários agrícolas, além de insumos. A Coopama – Cooperativa Agrária de Machado – iniciou nesta feira também a celebração dos seus 80 anos.

O Presidente da cooperativa, Sandro da Silva Oliveira, destacou que este é um momento muito importante para a Cooperativa, que inicia a celebração de tantos anos ao lado do produtor. Essa relação, especialmente com os cafeicultores da região, está muito ligada ao início de tudo. “Na verdade, a Coopama começou com o café e leite, chamava-se Cooperativa Mista Agropecuária do Machado e depois passou por várias fusões, tornando-se Coopama. Hoje, somos muito fortes no café e ampliamos para grãos. Tanto é que a Coopama foi a primeira, entre as cooperativas, a trabalhar com soja no Sul de Minas. Portanto, estamos muito felizes com a nossa cafeicultura forte e por poder trazer a diversificação de culturas para a feira”.

Quanto a esta safra em particular, o presidente ressaltou os desafios que os produtores têm enfrentado devido ao preço baixo do café. No entanto, ele aproveitou para ressaltar as ferramentas disponíveis na cooperativa. “Temos várias ferramentas para o produtor conseguir fazer bons negócios, como o barter, entre outros. Além disso, temos instituições financeiras e outras ferramentas para beneficiar o produtor nesta feira. Embora seja uma safra amena, não muito alta, está um pouco melhor que a safra do ano passado”, finalizou.

O Diretor Financeiro da Coopama, Luis Alberto Berteli, lembrou dos fatores que resultaram em uma safra menor. Segundo ele, a comercialização dessa safra está bem avançada, visto que 80% dos cafés já estão no armazém. “Nossos compradores têm buscado nosso café devido à qualidade e à quantidade”. Ele destaca os desafios em demonstrar a sustentabilidade da cafeicultura brasileira. “Temos buscado trazer nossos compradores para a região, para que possam visitar as propriedades dos cooperados e conhecer nossa realidade. Nossos produtores já preservam isso, e a melhor maneira de mostrar o que fazemos é trazê-los para conhecer nosso trabalho”. A feira acontecerá ao longo da semana no município de Machado. São 83 expositores apresentando as últimas tecnologias em insumos e maquinários agrícolas.

Leia também