Expocafé traz resultados de testes com novas cultivares

por | maio 18, 2023 | Agropecuária Destaques, Café, Tecnologia, Tecnologia Destaque | 0 Comentários

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e a Federação dos Cafeicultores apresentaram na Expocafé 2023, os resultados das variedades testadas no Cerrado mineiro. O cultivo dessas mudas aconteceu em 2016, e a valaiação considerou as colheitas realizadas no quadriênio 2019 a 2022.
A Epamig está preparando um material que deverá conter os resultados abrangendo as médias de produtividade, qualidade sensorial da bebida e rendimento de café da roça para café beneficiado no quadriênio 2019/2022. As avaliações irão considerar cada cultivar e a microrregião em que foi testada.
Algumas variedades estiveram em destaque, em como a cultivar Catuaí Vermelho IAC144, que se destacou em termos de produtividade, falando de qualidade, a cultivar Bourbon Amarelo IACJ10 foi o principal destaque. E houveram também variedades que apresentaram boas resistência a ferrugem, como a cultivar IAC125RN.
O técnico da Epamig, Vinicius, explica que o foco agora é buscar os resultados que cada cultivar teve com o clima. Isso porque nos últimos dois anos, em todo estado de Minas Gerais, os desafios climáticos assustaram os cafeicultores e trouxeram grandes prejuízos.
“Nós temos 22 unidades no Cerrado e 12 no Sul de Minas. Obtivemos produtividade e qualidade dessas variedades em quatro anos. Nossa próxima etapa é verificar justamente os fatores climáticos que interferiram na produção de cada uma dessas cultivares nos diferentes locais em que foram cultivadas”.
A busca por essas variedade, no Cerrado mineiro, já é uma realidade segundo pesquisadores da Epamig.

Leia também