Estudantes criam software que descobre se alimento é realmente orgânico

por | jan 24, 2023 | Agropecuária Destaques, Tecnologia, Tecnologia Destaque | 0 Comentários

Alunos da Unicamp em São Paulo, desenvolveram um software que é capaz de identificar se um alimento é ou não orgânico. A pesquisa foi realizada com tomates e través do uso da inteligência artificial, comprovou que 30% dos tomates em questão, certificados como orgânicos, continham traços de resíduos químicos.

O projeto vai caminhar para uma nova etapa, onde deverá ser criado um equipamento com um chip, que possa ser usado de forma simples pelo consumidor final. Os alunos estão há dois anos na pesquisa, juntamente com professores.

Segundo a Unicamp, o trabalho conjunto permitiu a combinação de dois métodos: o uso do espectrômetro de massa, que mede o peso das moléculas, e o aprendizado de máquinas – ramo da inteligência artificial –, que permitiu a criação de um modelo para a identificação das substâncias. “A análise é feita por um programa, um software com algoritmos que são alimentados por marcadores de culturas orgânicas com comparação com culturas normais [com agrotóxicos]. Ele faz uma procura das diferenças e semelhanças”, explica o professor Rodrigo Catharino, coordenador do Laboratório Innovare de Biomarcadores da FCF.

O software, também mapeia as substâncias naturais e benéficas dos tomates, como licopeno, betacaroteno, entre outras.

Leia também