Produtores apostam no cultivo de flores orgânicas com o crescente consumo em restaurantes gourmet

Foto: Play no Agro
O cultivo de flores orgânicas não convencionais está cada vez mais comum. E os restaurantes aproveitam a temporada para diversificar os paladares na gastronomia gourmet. Tradicionalmente as flores são usadas em medicamentos, corantes de alimentos e em chá. Isso porquê nossos antepassados já faziam uso dessas flores. Mas pesquisa alerta que para comer é preciso um cuidado diferenciado no cultivo.
A Epamig Sul desenvolveu um estudo que identificou que nem todas as plantas são comestíveis. De acordo com a Isabel Cristina, pesquisadora da Epamig e participante do estudo, “existe uma regra para separar as flores comestíveis das flores que são tóxicas. E completa dizendo que “é preciso saber exatamente quais são as flores livres de agrotóxicos ou fertilizantes.” Este cuidado pode evitar riscos para saúde humana. Entre as flores selecionadas para pesquisa estão Amor perfeito, capuchinha e calêndula.

Foto: Play no Agro
O mercado de produtos não convencionais que são os produtos sem agrotóxicos está cada vez mais em alta. De acordo com o último levantamento feito em 2021, cerca de 31% da população brasileira consome produtos mais sustentáveis livres de qualquer tipo e química.
Os produtores também sentiram este aumento no campo. E uma prática que estava apenas em grandes capitais, como São Paulo, agora se espalha por todo o Brasil, inclusive no interior.