Começaram as provas dos cafés do Concurso Florada Premiada 3 Corações

por | set 27, 2022 | Café, Editoria Especial, Editoria Especial Destaque | 0 Comentários

Mais de 800 amostras de cafés foram recebidas para disputar o Concurso Florada Premiada da 3 Corações. Segundo a BSCA, Associação Brasileira de Cafés Especiais, que está avaliando a qualidade das bebidas, o número de amostras é considerável, já que neste ano, houve queda de safra, o que era esperado pelo setor devido aos problemas climáticos de 2021 e a seca nas lavouras em 2022. De acordo com o Vinícius Estrela, diretor executivo da Associação, “esse é um momento muito importante porque fortalece a cafeicultura. Ao longo de todos os dias os provadores vem tendo a oportunidade de degustar e avaliar os cafés incríveis e temos obtido resultados excelentes”.

O Florada Premiada é considerado o maior concurso do mundo voltado para mulheres cafeicultoras, com o objetivo de valorizar os cafés produzidos por elas e apresentar ao mercado produtos diferenciados e de alta qualidade. Segundo o último censo agropecuário divulgado em 2017 pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no Brasil mais de 40 mil estabelecimentos agrícolas com produção de café são dirigidos por mulheres. Esse número equivale a apenas 13,2% dos 304,5 mil produtores de cafés existentes. Elas ocupam todas as áreas, desde a gestão da propriedade até a produção e comercialização dos cafés. Este ano, outra curiosidade é o número de mulheres participando das avaliações. Dos 15 jurados, 9 são mulheres. Vinícius ressalta a importância de igualar a mulher em cargos antes ocupados apenas por homens.


Imagem: Isabella de Menezes

“Nessa edição nós conseguimos que mais da metade dos juízes fossem mulheres e isso é fundamental para inclui-las nessa profissão tão importante que é a de degustadoras e provadoras de café.”

Maryana Castro é uma das provadoras, ela veio de Patrocínio – MG para avaliar os cafés apresentados no concurso. “Para mim é uma honra fazer parte do corpo de jurados que avalia os cafés de produtoras que fizeram com todo carinho e gentileza esse trabalho nessa safra de 2022. Durante esse tempo de prova já apareceram diversos cafés que são fantásticos.”

Esta é a 5˚ edição para cafés arábicas e como novidade é a 1˚ edição para cafés canéforas. Uma grande oportunidade de inclusão dos cafés canéforas no mercado dos especiais. Como relata o Vinícius.

“Isso premia o conjunto de trabalho relacionado a essa variedade e a inclusão dos canéforas no mundo dos especiais feito por mulheres no Concurso Florada. Estamos muito entusiasmados com a oportunidade de poder avaliar e experimentar o conjunto de cafés que recebemos.”

Como Head Judge (Juíz principal) do concurso, Silvio Leite destaca a importância de reconhecer os trabalhos das produtoras e avaliar com muito cuidado todas as amostras que vieram de 32 regiões diferentes do Brasil e estão sendo representadas no concurso.

“Eu costumo dizer que “temos amostras de todo terroir brasileiro” e cada uma delas são codificadas e passam por avaliações sensoriais. Entendemos a importância do trabalho de cada produtora e a responsabilidade que temos para avaliar todas com muito critério.”

As avaliações vão até o dia 02 de outubro e até lá ficamos no aguardo dos resultados. As grandes campeãs do Concurso Florada Premiada da 3 Corações serão reveladas na Semana Internacional do Café, em novembro.

Leia também