China pode comprar milho brasileiro e impulsionar ainda mais produtividade

por | out 14, 2022 | Agenda Agrícola, Agenda agrícola Destaque, Agropecuária Destaques, Milho | 0 Comentários

A China que é o principal parceiro comercial do Brasil, e nesta semana deu indícios de que pode começar a importar milho do país. O plano para começar a comprar milho brasileiro é previsto para o mês dezembro, segundo agências internacionais.

O principal motivo seria reduzir a dependência dos Estados Unidos e substituir os suprimentos da Ucrânia, que reduziu o volume de importações desde o início da guerra.

Algumas empresas brasileiras já foram pré-aprovadas pelo Brasil, para exportar para China, entre elas, Bunge e Cargill.  Ainda de acordo com agências internacionais, uma lista completa deve ser enviada para China até o mês de novembro, para possibilidade de aprovação dessas empresas que negociarão diretamente com os compradores asiáticos.

Com o dólar mais alto e os contratos futuros de milho disparando mais de 20% nos últimos meses, o país passou a ter urgência para fechar um acordo com o Brasil. E outro fator que também apontou a preocupação da China com a oferta doméstica, foi uma restrição recente das exportações de amido de milho.

Vale destacarmos que o Brasil é hoje o segundo maior exportador de milho do mundo e nas últimas safras tem aumentado sua área de produção e alcançado novos recordes de produtividade, tanto na safra de verão como na safrinha. Se fechado o novo acordo, o país pode ter sua produção ainda mais impulsionada. Importante lembrarmos também, que a China já é a maior parceira do Brasil na compra de soja.

Leia também