Os recentes casos de influenza aviária e Peste Suína Africana, fez com que a Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA lançasse uma campanha de conscientização entre os produtores.
A campanha intensifica as orientações aos produtores em um momento em que diversas grandes nações produtoras da Ásia e Europa registram surtos das enfermidades. Em muitos núcleos avícolas, milhares de cabeças de aves tiveram que ser abatidas para o controle dos surtos.
O Brasil é a única nação entre os grandes produtores a nunca registrar a enfermidade aviária em seu território. E por isso a campanha de intensa visa alertar os produtores quanto aos riscos.
O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, destacou que há uma grande preocupação no Brasil com relação ao avanço dos casos tanto de influenza aviária, como de peste suína africana.
“É importante dizer primeiramente que o Brasil está livre dessas doenças. Somos o único grande produtor mundial que nunca registrou casos de gripe aviária. Quando se fala em peste suína africana, faz muito tempo que o país não tem essa enfermidade e está livre também”, afirma.
Segundo o presidente, a preocupação nesse momento, é no sentido de reforçar as prevenções, por dois motivos: o primeiro para manter o país livre, evitando o contato dos animais de modo a evitar qualquer possibilidade de vir a se ter a doença e, o segundo, para que se possa ter condições de aumentar a produção para ajudar o mundo.
