O mercado de carne se prepara para mais uma alta nos preços motivada pelo consumo da carne vermelha. Além disso as exportações seguem favoráveis para o Brasil. De acordo com analista da Safras e Mercado, Fernando Henrique Iglesias, após uma temporada de vendas estabilizada, o mercado do boi gordo já apresenta alta na região Sudeste do Brasil. Consequência do consumo doméstico elevado.
“Os frigoríficos em São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul já estão operando com escalas um pouco mais curtas e os preços já sinalizam que pararam de cair e já apresentam sinais de algumas negociações acima da referência média”, explica Fernando.
Segundo o analista, os animais padrão China já estão com preços alterados nas principais praças de comercialização. Em São Paulo estes animais estão saindo a R$300,00 por arroba, Mato Grosso do Sul está saindo por R$ 280,00 e Minas Gerais varia de R$ 285,00 a R$ 290,00, de acordo com a terminação deste animal.
Diferente da região Centro-Oeste onde os preços ainda permanecem em queda, no Mato Grosso, Pará e Rondônia o mercado opera com preços ainda pressionados. “Os frigoríficos destas regiões continuam com escalas mais confortáveis nesses estados e testam preços mais baixos”, pontua Fernando.
O último trimestre deste ano está sendo um período de excelente demanda, tanto doméstica quanto externa. E a expectativa é que o cenário melhore ainda mais nos próximos meses. Consequência do aumento do auxílio Brasil e do auxílio Caminhoneiro, além da Copa do Mundo que influencia na economia brasileira.
“Isso fomenta o consumo de produtos básicos e vai gerar efeitos positivos sobre a demanda no Brasil. Este aumento de consumo de proteína animal é o que vai estimular os preços”.
Exportação
O especialista destaca o bom desempenho das exportações que continuam avançando no mercado e podem atingir recorde histórico no Brasil de R$ 3 milhões de toneladas de carne bovina equivalente a carcaça. No mês de agosto foram aproximadamente US$ 1,2 bilhão em arrecadação.
“O Brasil está indo muito bem em seus embarques e está conseguindo ter um bom avanço sobre o mercado chinês. Enquanto os nosso concorrentes vão reduzindo e perdendo o mercado.”