Café: Preços em queda e clima incerto marcam 2023 para o setor

por | nov 16, 2023 | Agropecuária Destaques, Café, Mercado, Mercado Destaque | 0 Comentários

O ano de 2023 foi marcante para a cafeicultura brasileira. Desafios climáticos e uma grande queda nos preços estiveram entre os principais desafios dos produtores. O professor e analista de mercado, Gil Barabach, comenta a instabilidade nos preços. Ele aponta o quanto a linha de preços mudou no mercado este ano. Segundo ele, esse contexto está diretamente relacionado à maior safra brasileira colhida este ano.

“O Brasil está colhendo uma safra maior este ano, em comparação com os últimos dois anos, quando tivemos problemas de potencial de produção por conta da seca. Este ano veio uma safra cheia e aí é natural que o preço, que estava inflado, recue, e é isso que estamos vendo”, explica.

A visão do mercado internacional também foi influenciada pelo contexto brasileiro. Ainda segundo o economista, o Brasil deve ter mais exportações totais este ano. “O Brasil está mais agressivo, o preço do café caiu, e temos mais oferta brasileira, o que leva à tendência do Brasil recuperar mais espaço internacional com aumento de exportação”, ressalta.

Vale lembrar que o último levantamento do Cecafé apontou que as exportações brasileiras de café tiveram um aumento de 21,8% em volume no mês de outubro em comparação com o mês anterior. As exportações fecharam o mês somando 4,356 milhões de sacas de 60 kg.

 

 

 

Leia também