Brazil: The Coffee Nation é lançado em Minas Gerais

por | ago 15, 2023 | Editoria Especial, Editoria Especial Destaque | 0 Comentários

ApexBrasil e BSCA lançam em Minas Gerais projeto setorial do café brasileiro  

A união no setor cafeeiro pode reerguer a cafeicultura brasileira? Essa é a visão defendida por muitas autoridades e foi pautada nesta tarde em Varginha, no Sul de Minas, durante a assinatura de um acordo firmado entre a Associação Brasileira de Cafés Especiais – BSCA e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil.

O acordo tem como foco a promoção dos cafés brasileiros no mercado internacional. A solenidade contou com a presença de autoridades do setor, associações, cooperativas e produtores rurais.

Cobrada constantemente a produção sustentável é defendida pelas lideranças do café, que afirmam que a cafeicultura brasileira é a melhor do mundo e produz com sustentabilidade e rastreabilidade, garantindo mais renda ao produtor rural.  O presidente do Cecafé, Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, Márcio Cândido Ferreira, destacou os desafios para cumprir a tão falada ESG. “Não existe almoço de graça, o mercado tem que pagar mais pelas exigências impostas”, ressaltou.

Segundo o Presidente da Apex, Jorge Viana, a instituição vai trabalhar para empoderar o café brasileiro. Ainda segundo ele, deixa Varginha com mais informações sobre o fruto brasileiro e as últimas conquistas do setor. A parceria com a BSCA, de acordo com o presidente, deve contar com R$ 20 milhões que serão utilizados para divulgar os cafés brasileiros. “Procuramos ainda uma marca, mas acho que é aquela que está na saca do café. O importante é que o nome do Brasil e do café se misturem. O trabalho está apenas começando”, ressaltou Viana.

O evento foi marcado por muitos discursos que destacaram a necessidade de mais união nos posicionamentos frente às exigências internacionais para uma cafeicultura sustentável. O Conselho Nacional do Café também participou via conferência online do evento, o presidente Silas Brasileiro, ressaltou a importância da renovação dessa parceria para fortalecer a cafeicultura.

Já o Presidente da BSCA , Henrique Cambraia citou a importância do fortalecimento da imagem do café brasileiro para o consumidor mundial. Ele lembrou os preços baixos e destacou a qualidade dos cafés brasileiros. “Os cafés nacionais estão cada vez melhores e merecem valorização. E para isso, é preciso que as instituições se unam. Ninguém no mundo tem capacidade de produzir café com tanta diversidade e sustentabilidade como nós”, encerrou.

 

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