Brasil está pela primeira no ranking sobre energia solar

por | mar 23, 2023 | Agropecuária Destaques, Tecnologia, Tecnologia Destaque | 0 Comentários

A matriz energética solar perde no Brasil, por enquanto, somente para as hidrelétricas
O Brasil tornou-se um dos principais players da indústria de energia solar no mundo, ocupando a 13ª posição em termos de capacidade instalada de produção de energia solar e já figura entre os quatro países que mais instalaram este tipo de fonte energética. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Brasil instalou 5,7 GW de capacidade solar somente em 2021, tornando-se um dos países que mais crescem em termos de capacidade solar fotovoltaica instalada.
Segundo especialistas do setor, é provável que a classificação do Brasil na indústria de energia solar continue a melhorar nos próximos anos, já que o país estabeleceu uma meta de atingir 30 GW de capacidade solar até 2030.
A energia solar tornou-se a segunda maior fonte de geração de energia elétrica no Brasil depois da energia hidrelétrica, com a geração de energia solar crescendo cerca de 40% em 2021. O crescimento da indústria de energia solar no Brasil é impulsionado pelo aumento da competitividade, menores custos e busca por fontes de energia mais limpas e baratas, bem como pelo processo de descarbonização e pelo cumprimento das metas ESG por empresas, organizações e sociedade civil, além de financiamentos bancários facilitados para o setor.
Os investimentos na indústria brasileira de energia solar também vêm crescendo, apontando para investimentos em torno de R$ 110,8 bilhões (US$ 21,2 bilhões).

Leia também