Atraso na colheita de soja reduz projeções da safra de algodão 25

por | jan 30, 2025

Queda na área do Mato Grosso trouxe estimativa de produção para a safra 2024/25 para 3,79 milhões de toneladas

A StoneX realizou um corte na sua estimativa de produção de algodão para a safra 2024/25, motivado principalmente por uma redução na área plantada no estado do Mato Grosso. De acordo com a consultoria o estado, que é o principal produtor de pluma no Brasil, deve plantar 1,53 milhões de hectares de algodão nesta safra, pouco abaixo do último número, que era de 1,55 milhões de hectares, mas ainda cerca de 5,1% acima do ano passado. Com isso, o Brasil deve colher uma safra de 3,79 milhões de toneladas de pluma, ainda representando um avanço de 4,6% em comparação à produção do ciclo 2023/24.
“O que temos visto é um atraso na colheita de soja no Mato Grosso. Com isso, o plantio do algodão no estado, que é feito principalmente na segunda safra, deverá sofrer um atraso, aumentando os riscos envolvidos nessa cultura e desestimulando alguns produtores a seguir aumentando área neste ano”, adverte Raphael Bulascoschi, analista de Inteligência de Mercado do grupo.
Leia também: 
“Além disso, os preços de algodão seguem mais pressionados neste começo de ano, enquanto o milho, por exemplo, vem apresentando ganhos, fortalecendo a área do cereal em detrimento da pluma na segunda safra”, pondera Bulascoschi. Para o balanço de oferta e demanda, a consultoria não realizou revisões, e seguiu estimando exportações de algodão neste ano em 2,8 milhões de toneladas, volume pouco acima das 2,77 milhões de toneladas exportadas em 2024.