Associação de Laticínios bate recorde do maior fondue de Queijo na Expointer

por | set 1, 2023 | Editoria Especial, Editoria Especial Destaque, queijo | 0 Comentários

O cenário de crise da pecuária leiteira foi tema de muitos produtores na Expointer 2023, em Esteio, RS, ao longo da semana. E uma ação em especial chamou a atenção, além dos protestos dos produtores rurais. A Associação dos Pequenos e Médios Laticínios do Rio Grande do Sul bateu o recorde durante a feira, servindo o maior fondue de queijo.

A associação, que engloba 40 indústrias pequenas e médias do estado, possui 20% do leite do Rio Grande do Sul e 60% dos queijos. O presidente da Associação, Humberto, ressalta a necessidade desse incentivo ao consumo de lácteos. “Essa ação tem como objetivo proporcionar uma experiência às pessoas, permitindo que elas conheçam e experimentem novos tipos de queijo. Trouxemos uma receita da culinária local do Rio Grande do Sul, que ressalta muito a questão turística e o nosso clima.”

O principal objetivo da ação é incentivar cada vez mais o consumo de lácteos, visto que o setor enfrentou uma fase complicada nos últimos meses. A alta das importações está entre os principais motivos dos protestos dentro da Expointer.

“Os protestos estão demonstrando a grande dificuldade que o setor está enfrentando atualmente. E para nós, indústrias, não é diferente. Também estamos sofrendo porque não conseguimos vender nossos produtos. No varejo, no comércio, no geral, porque estamos competindo com importações de produtos com um custo muito menor que o nosso. Precisamos incentivar o consumo e chamar a atenção dos nossos governantes para a necessidade de um cuidado extremo com o mercado lácteo. É um mercado extremamente importante, não apenas para a alimentação saudável, mas também para a economia dos municípios, estados e do país”, finalizou.

Leia também