Pior chuva de granizo do Sul de Minas segundo Procafé

por | out 5, 2022 | Agenda Agrícola, Agenda agrícola Destaque, Agropecuária Destaques, Café | 0 Comentários

A Fundação Procafé afirmou que a chuva de granizo registrada ontem, no Sul de Minas, foi a pior de toda história da região. O cenário que trouxe desfolhamento em muitas lavouras e preocupação na cafeicultura, já que a região vinha de uma florada intensa e a forte tempestade pode ter prejudicado o pegamento de muitas lavouras.

“Essa chuva chegou em um momento péssimo, que foi da florada, o granizo derrubou chumbinho, botões florais, rasgou folhas e cortou ramo em muitas localidades. Foi uma chuva muito ampla, extensa, mas com intensidade variada. Tem lugar que caiu granizo, mas foi insignificante e em outros lugares foi catastrófico. E nesse momento a situação é extremamente delicada”, explicou Alisson Fagundes pesquisador da Fundação Procafé.

O Sul de Minas, que estava na segunda florada de café, esperava pelas chuvas de primavera, que segundo a Fundação, iniciaram de forma tranquila e boa na metade do mês de setembro. “Essa chuva do dia 03 de outubro, foi que assustou aos produtores e todo Sul de Minas. Foi a maior ocorrência de chuva de granizo já vista na região, não tem nada parecido na história”. 

Apesar de atingir uma área extensa, a chuva teve intensidade diferente de um município para o outro. De acordo com Alisson, a Fundação Procafé, ainda não tem um levantamento completo da situação, pois as visitas ainda estão sendo realizadas na região.

O pesquisador pontua a dificuldade da situação, já que as chuvas de granizo não possuem previsão segura.  “Não foi previsto, não teve essa previsão. Chuva de granizo na verdade, não existe uma previsão segura, ninguém sabe quando vai acontecer. Um dia igual ontem, teoricamente, não tinha o menor motivo para chover granizo em lugar nenhum, ainda mais no Sul de Minas, praticamente inteiro”.

 

 

Leia também