O ar quente e úmido e a circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera, contribuem para a formação de nuvens carregadas sobre o Brasil. Além disso, a presença de uma área de baixa pressão atmosférica, mais um corredor de umidade intensificam as instabilidades no Sul do país, e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) aumenta as condições de chuva no Norte e no Nordeste.

Também ficam em situação de ALERTA para temporais, ao litoral gaúcho, as regiões centrais e norte paranaense,  do centro sudeste de Santa Catarina, no Mato Grosso no norte e nordeste do Mato Grosso do Sul, no Amazonas, no Amapá, no sudeste do Tocantins, na metade norte e oeste de São Paulo, na metade oeste e sul do Rio De Janeiro, do noroeste ao sudeste e oeste de Minas Gerais e sobre o leste de Goiás (incluindo o Distrito Federal). A chuva além de vir de forma forte nestas áreas, será acompanhada por descargas elétricas atmosféricas e rajadas de vento consideráveis. O tempo fica firme apenas no Acre. Nas demais áreas e estados, a ATENÇÃO é para chuva moderada a forte em algumas localidades.

No final de semana (14 e 15 de janeiro), as condições do tempo seguem semelhantes, com muita chuva para do Norte ao Sul do Brasil. No litoral Nordeste a chuva também ganha força a partir de sábado (14). No domingo (15), o tempo fica firme apenas no oeste do Rio Grande do Sul e no litoral norte do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo.

 

 

Leia também