Alerta de chuva forte em várias regiões e calor predominam

por | out 13, 2023 | Agropecuária Destaques, Clima, Previsão do tempo, PREVISÃO DO TEMPO, Previsão do tempo Destaque | 0 Comentários

Uma frente fria está avançando pelo Sudeste do Brasil, espalhando nuvens carregadas por todos os quatro estados da região. No entanto, uma massa de ar seco ainda prevalece no Norte de Minas Gerais, impedindo que as nuvens de chuva alcancem essa área. Com o afastamento da frente fria do Sul do Brasil, as nuvens carregadas se dissiparam na região, resultando em uma redução significativa da precipitação.

Uma massa de ar frio de origem polar, que avançou sobre o Sul do Brasil, causou uma acentuada queda na temperatura, considerando os padrões de outubro, afetando também parte de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

No Centro-Oeste e Norte do Brasil, a presença de ar úmido e quente propicia a formação de nuvens carregadas, que podem gerar pancadas de chuva moderadas a fortes. Por outro lado, o ar seco predomina no Nordeste, limitando a formação de nuvens na maior parte da região.

Um alerta especial está em vigor, devido ao perigo de temporais e chuvas volumosas, com risco de transtornos à população, incluindo raios e rajadas de vento de até 90 km/h na Zona da Mata Mineira, na divisa entre Minas Gerais e o Rio de Janeiro, e na região serrana fluminense.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chuva, calor, ar seco, frio e geada no Brasil em 13/10/23 (Imagem: Goes 16/Climatempo)

Há também alertas para temporais, com rajadas de vento de até 70 km/h, abrangendo o norte de São Paulo, o litoral paulista, o sul, litoral e norte do Rio de Janeiro, a Grande Rio, o Sul de Minas, o Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba, a Grande Belo Horizonte, o nordeste de Mato Grosso do Sul, o sul de Goiás, o sudoeste do Amazonas e o Acre.

É importante ressaltar a atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento de até 60 km/h no sul do Espírito Santo, no Vale do Rio Doce (MG), no noroeste de Minas, no centro de Goiás (incluindo Goiânia), em Mato Grosso (com exceção do nordeste do estado), em Rondônia, no centro-sul e oeste do Amazonas, no litoral e nordeste do Pará.

Além disso, deve-se estar atento ao ar extremamente seco, com níveis de umidade entre 21% e 30% no centro-sul e leste do Maranhão, no Piauí (exceto no norte do estado), no norte, oeste e Vale do São Francisco da Bahia, no sertão e no norte de Minas Gerais.

Fonte: Climatempo

Leia também