Esta primeira semana de abril deve ser marcada pela chegada de uma nova frente fria e a previsão de chuvas em diversas regiões. De acordo com especialistas, a frente fria deve inicialmente atingir o Rio Grande do Sul, antes de avançar rapidamente em direção ao sul do país.
Segundo Bruna Peron, agrometeorologista da Rural Clima, são esperadas chuvas principalmente no Rio Grande do Sul e em pontos isolados de Santa Catarina, e o restante da semana deve ser de tempo mais aberto sobre o Paraná e Santa Catarina.
Em relação às chuvas, a expectativa é de pancadas nas regiões oeste de São Paulo, noroeste do Paraná, e Mato Grosso do Sul, durante esta segunda e terça-feira, devido à presença de algumas instabilidades na região. Essas chuvas devem ocorrer de maneira regular.
Porém, na região de Matopiba, as áreas de instabilidade devem se intensificar, especialmente ao longo dos próximos dias, resultando em chuvas mais expressivas e condições favoráveis para invernadas. “Para áreas como Rondônia, Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás, há condições para chuvas frequentes ao longo da semana, embora com menor intensidade e de forma mais irregular, podendo apresentar períodos com aberturas de sol”, explicou Bruna Peron.
Além disso, é esperado um gradual retorno das temperaturas elevadas, especialmente para as áreas centrais e sul do país.
