Fertilizantes: Entregas no Brasil crescem 6,7% em fevereiro

por | maio 9, 2023

E o Brasil teve nova alta na entrega de fertilizantes segundo o levantamento da Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA). Segundo o levantamento foram entregues no mercado brasileiro 2,67 milhões de toneladas em fevereiro. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o número representa um aumento de 6,7%. O Mato Grosso mais uma vez foi o estado com o maior volume de entregas, que foi 27,2% do total de 1,65 milhão de toneladas entregues no país.

E se tratando da produção nacional de fertilizantes o Brasil encerrou o mês com queda. O fechamento foi de 548 mil toneladas, o que representa uma queda de 6,3% em comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com a Anda, no acumulado bimestral deste ano, essa produção foi de 1,11 milhão de toneladas, o que também significa recuo de 7,8% em comparação com o ano anterior.

E justamente sobre a produção nacional, nesta semana o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Favaro, destacou que o Brasil deve retomar o Plano Nacional de Fertilizantes. Ele falou sobre a reestruturação do Conselho Nacional de Fertilizantes (Confert), para que o plano seja retomado.

“Com a reestruturação do Conselho Nacional de Fertilizantes (Confert), presidido pelo vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin vamos, enfim, retomar o Plano Nacional de Fertilizantes e trabalhar firmemente para reduzir a dependência externa e o custo dos alimentos”, afirmou Fávaro na sua conta oficial do Twitter.