Tempo: atraso do plantio de trigo é provocado pela chuva no Rio Grande do Sul

por | jul 8, 2022

A chuva que predomina em grande parte do Rio Grande do Sul tem provocado atraso no plantio de trigo no estado. Segundo informações da empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater – o plantio de trigo já ocupa uma área de 80%. Um atraso se comparado ao mesmo período do ano passado quando foram plantadas 89% das lavouras de cereais.

A porcentagem registrada está abaixo da média dos últimos cinco anos que foi de 90%. Os próximos 15 dias o tempo permanece com instabilidade em boa parte da região.

O fim de semana no Rio Grande do Sul será de tempo instável com registros de pancadas de chuva e trovoadas em diversas áreas.

Chuva também na região norte do estado do Rio de Janeiro e segue até o Amapá, Roraima e o norte do Amazonas. Ondas fortes vindo do leste provocam chuva de Sergipe ao Rio Grande do Norte. Em Alagoas e Pernambuco, o tempo fica fechado com chuva a qualquer momento. No Ceará e Acre há possibilidades de pancadas acompanhadas com trovoadas.

Tempo firme nos estados do Norte e em alguns estados do Sul. Nordeste, Centro-Oeste e no Sudeste não haverá registros de chuva e o ar permanece seco.

O domingo (10) será de chuva no oeste catarinense e Rio Grande do Sul e a nova frente fria se aproxima da região.  Tempo seco no Brasil Central. Há uma queda de temperatura prevista para o início da semana no Sul e partes dos estados de São Paulo e Minas Gerais. O risco de geadas, porém, existe apenas para o Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina, principalmente na madrugada da próxima quarta-feira (13).