Tempo seco e neutralidade devem marca o mês de Maio

por | maio 3, 2024 | Previsão do tempo, Previsão do tempo Destaque | 0 Comentários

O fenômeno El Niño deve perder sua força ao longo do mês de Maio, marcando a chegada de uma fase neutra no Brasil. De acordo com os especialistas da Rural Clima, o fenômeno tem oscilado bastante nas últimas semanas, mas a neutralidade deve prevalecer.

A previsão é de tempo seco em toda a porção central do Brasil, inclusive no Sudeste e Centro-Oeste, que já se enquadram na climatologia da região, ou seja, sem chuvas. “O mês de maio será bastante típico nessas áreas, sem chuvas, tempo mais seco e amplitude térmica. Pelo menos até o início da segunda quinzena do mês, não há expectativa de frio intenso avançando sobre o Centro-Sul do Brasil”, explicou a metereologista da Rural Clima, Bruna Peron. 

Mas o mesmo não acontece para a região Sul, que vem sofrendo com chuvas intensas. Pelo menos na primeira quinzena, há previsão de chuvas constantes e altos volumes, além de uma nova frente fria, que deve avançar a partir do dia 9 de maio. 

Bruna também explica que há possibilidade da frente fria do final da próxima semana conseguir romper o bloqueio e levar chuvas também para áreas entre Paraná, Mato Grosso do Sul e até São Paulo, porém ainda de forma irregular.

 

Leia também