Syngenta lança produto inovador para manejo de pragas

por | mar 13, 2024 | Café, Editoria Especial, Editoria Especial Destaque | 0 Comentários

Bicho-mineiro e Broca-do-café são os principais alvos de JOINER®

Inovação e tecnologia Syngenta estão transformando o manejo de pragas no agronegócio. Mais uma vez, a tecnologia surge como uma aliada vital para os produtores rurais, oferecendo uma nova era de proteção para os cafezais. Após oito anos de pesquisa dedicada, a Syngenta Brasil apresenta o JOINER®, um inseticida de última geração projetado para combater as principais ameaças do cafeeiro, incluindo o bicho-mineiro e a broca-do-café.

JOINER® possui um princípio ativo novo sem resistências. “Estamos falando de uma molécula que age por contato e ingestão, tem um alto poder de choque e, assim, um amplo espectro de controle das pragas, com um longo efeito residual no café”, explica o pesquisador em desenvolvimento de inseticida, Gustavo Kojima.

As necessidades da cafeicultura

As consequências dos ataques do bicho-mineiro e da broca-do-café são devastadoras para a produção de café. Essas pragas, combinadas com as adversidades climáticas, representam até 75% das perdas enfrentadas pelos produtores. Estudos técnicos revelam que os danos causados pela broca-do-café podem reduzir a produção e afetar diretamente os preços de mercado.

Luiz Henrique Fernandes, Desenvolvimento Técnico de Mercado da Syngenta, no Sul de Minas, destaca: “Se 100% dos grãos forem afetados pela broca, já perdemos 20% da produtividade”.

A ameaça do bicho-mineiro também é significativa, causando desfolha e comprometendo a saúde das plantas. O ciclo de vida desta praga, com hábitos noturnos, representa um desafio único para os cafeicultores, com a mariposa depositando ovos nas folhas, resultando em uma infestação que se fortalece a cada ciclo.

O nível de destruição do bicho-mineiro pode ser de até 40% da produção e da broca do café de até 32%.  A preocupação também existe por outros critérios, é o comprometimento da qualidade dos grãos, já que as infestações podem ocorrer em fases diferentes do cultivo.

“São pragas que causam prejuízos tanto na quantidade, como na qualidade. A dor vem no bolso, porque o produtor é muito lesado na hora de vender esse produto. E sabemos que esse desafio é enorme, independentemente de onde o produtor esteja, seja no cultivo de arábica ou de Conilon”, ressalta Fernandes.

Conheça a nova tecnologia

A molécula inovadora marca uma revolução no mercado, elevando o controle de pragas a um novo patamar. Com sua tecnologia de PLINAZOLIN®, o JOINER® oferece um modo de ação e um grupo químico único, proporcionando um alívio eficaz para os produtores. Sua capacidade de interromper a alimentação das pragas, combinada com uma manutenção duradoura, promove uma maior qualidade e rentabilidade para os cafezais.

Assista ao primeiro episodio completo no YouTube da Syngenta clicando aqui!

Leia também