Suínos: custos de produção tiveram queda em maio

por | jun 21, 2023

O setor de suínos está superando os desafios recentes e avançando para um momento promissor. Com uma redução significativa nos custos de produção, os produtores estão encontrando novas oportunidades para impulsionar seus negócios. De acordo com Fernando Iglesias, analista da Safras e Mercados, o primeiro trimestre foi bem atrativo para suinocultura. 

“ A queda nos custos de nutrição animal é uma excelente notícia e vai permitir uma melhora de rentabilidade e também da margem de lucro.” 

Segundo dados divulgados pelo Departamento de Economia Rural (Deral), nos quatro primeiros meses de 2023 o custo médio de produção do quilo de suíno vivo teve redução de quase 10% se comparado com o mesmo período de 2022. Isso significa que o quilo do suíno vendido a R$ 7,44 no ano passado passou para R$ 6,71 neste ano.  

Consequência deste resultado é a baixa nos preços do milho e da soja que reflete diretamente na queda do custo de produção de algumas proteínas animais como os suínos.  

Outro fator que favorece a suinocultura é o desempenho das exportações. Iglesias destaca que os principais importadores da proteína têm concentrado as compras aqui no Brasil. E completa dizendo que 

“A Europa que é um forte concorrente do Brasil no mercado internacional de suínos está com o quadro bem mais ajustado. Além disso, os Estados Unidos também estão com o quadro de oferta mais enxuto. O que permite que o Brasil tenha uma boa participação no mercado global.”