A notícia dada pelo USDA, sobre a redução da área plantada de soja na safra americana, foi bem recebida pela produtores brasileiros. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, divulgou a área de 35,7 milhões de hectares plantados de soja. O número é menor em relação a estimativa dada pelo departamento no mês de março, que foi de 36,8 milhões de hectares. O especialista em grãos, Vlamir Brandallize, destaca que essa é a melhor notícia que os produtores brasileiros poderiam receber.
“O plantio americano terminou e agora a gente olha a safra deles com uma produção de 125 milhões de toneladas, e não na faixa de 130 milhões de toneladas, que teria potencial, se a área de 36 milhões tivesse sido confirmada. Isso significa, redução da área efetivamente plantada, o que é muito bom para a safra brasileira futura. Porque quando eles aumentam a área plantada, aumentam o potencial de safra e acabam limitando as cotações. Então eles vieram sentindo contrário, reduziram bastante a safra. Essa foi uma notícia boa para o mercado”.
Ainda de acordo com o especialista, o mercado americano agora vai começar a olhar mais pro clima. Após semanas seguidas sem chuva, houveram registros em várias áreas produtoras neste fim de semana, o que acabou trazendo uma pressão de baixa no mercado, mas provavelmente uma baixa temporária.
“O mercado deve se recuperar um pouco, porque com uma área menor, o potencial da safra vai ser menor, e vamos seguir com oferta e demanda mundial apertados. Provavelmente vai ser mais um ano bom ao produtor brasileiro, que precisa se preparar para a nova safra”, alerta Brandallize. O plantio da soja no Brasil começa em setembro.
