Estimativa é de 150 milhões de toneladas
A Safras e Mercado divulgou nova projeção para a safra brasileira de soja. A ampliação da área plantada, justifica a estimativa de 150 milhões de toneladas para a safra 2022/23. A depender do clima, o levantamento apontou que a intenção de plantio do sojicultor brasileiro é cultivar em torno de 42,88 milhões de hectares em 2022/23, e essa seria a maior área as história. O número também representa um crescimento de 2,6% sobre o que foi semeado no ano passado.
E com a possibilidade de elevação na produtividade, a previsão feita inicialmente é de uma safra de 151,5 milhões de toneladas o que seria 20,3% maior do que foi colhido este ano.
O consultor de mercado da Safras & Mercado, Luiz Fernando Roque, ressalta que a alta rentabilidade da soja, somada a preços elevados, é um incentivo ao produtor brasileiro para aumentar a área de plantio, mesmo com o aumento dos custos de produção. “Em comparação a outras culturas, a soja vem entregando uma ótima rentabilidade nos últimos anos, o que volta a trazer um ambiente favorável a expansão de área para a nova temporada”.
