RS: inundações devem impactar até a próxima safra segundo Embrapa

por | maio 17, 2024

Deve perdurar até a próxima safra os impactos das enchentes no Rio Grande do Sul. As inundações que tiraram a vida de muitas pessoas, também deixou na agricultura danos severos. Os solos encharcados devem dificultar o plantio de arroz e trigo para a próxima safra.

De acordo com pesquisadores da Embrapa, muitos agricultores deverão abandonar suas culturas e buscar por outras. E os impactos começam a aparecer, a produção de trigo que já tinha uma expectativa de 4,3% de queda na safra que começaria neste mês, pode ser ainda menor. A atual safra já foi prejudicada pelas enchentes e a colheita da soja, por exemplo, foi paralisada, assim como muitos frigoríficos, que interromperam suas operações.

A Presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, em coletiva para imprensa, afirmou que serão necessários alguns reajustes das atividades agrícolas e pecuárias no estado. Isso tudo, levando em consideração que o solo gaúcho absorveu quantidade elevada de água, situação que deve prejudicar o plantio de arroz e trigo para a próxima safra.

Outro fator que também deve atrapalhar o plantio das duas culturas, é quantidade de tratores e caminhões perdidos com as inundações. E esse fator, deve elevar a estimativa de perda prevista pela Conab, para 4,2 milhões de toneladas na safra 24/25.

De acordo com a presidente, a Embrapa estuda enviar pesquisadores o quanto antes para o estado, com o intuito de analisarem os solos nas áreas afetadas e diagnosticarem a situação das lavouras.