A Agência Safras e Mercado divulgou estimativa de recuo na exportação da carne bovina brasileira em 1,09% em 2023. A expectativa segundo divulgação é que o Brasil atinja 3,117 milhões de toneladas no ano, em equivalente a carcaça.
O analista de mercado Fernando Iglesias, explica que o Brasil deve seguir líder global de exportação de carne bovina em 2023, mas vai apresentar essa ligeira queda nas exportações em comparação com este ano.
“É normal que isso ocorra quando pensamos que a China, que é o nosso grande consumidor de carne bovina, tem expandido sua produção para ser menos dependente das importações”.
Ainda de acordo com o analista, o cenário deve reduzir um pouco o fluxo exportador do Brasil, mas não retirar a liderança que ele já possui nesse mercado.
“Seguiremos lideres com muita tranquilidade e exportando mais de 3 milhões de toneladas de carne bovina equivalente a carcaça, o que é um desempenho muito saudável e positivo”.
O que muda com o novo cenário previsto, é que os preços internos deverão de ajustar e a disponibilidade interna deve forçar uma mudança na curva de preços da carne bovina.
“Isso vai exigir um novo ponto de equilíbrio desse mercado em relação a preço, e potencialmente abaixo dos R$300 por arroba em São Paulo por exemplo. Então vai depender de um consumo doméstico forte, pra gente conseguir um ponto de equilíbrio que seja satisfatório para todos os pecuarista que compõe o mercado do boi gordo”, finaliza.
