Foi divulgado nesta semana o crescimento do Produto Interno Bruto – PIB. Os dados levantados apontaram um crescimento de 1% no primeiro trimestre deste ano. Mas na agropecuária tivemos queda de (-0,9%). Em comparação com o mesmo período do ano passado, essa queda chegou a 8,0%.
O analista de mercado Fernando Iglesias destacou que a quebra da safra de soja no Sul do Brasil, está entre os principais motivos para compreender esse cenário. “É muito simples entender essa queda, está na quebra da safra no Sul do Brasil. Em especial a soja, que teve uma quebra muito agressiva, as ferramentas de crédito agrícola tiveram que ser usadas”.
O analista ainda destaca o mercado de carnes, bons números na exportação marcaram as negociações sobre a carne bovina, mas na suinocultura o cenário continua negativo. “Precisamos destacar o mercado do boi que apresentou um cenário promissor com receitas expressivas, com exportações robustas e muito boas. Já a suinocultura continua no negativo, em uma situação muito delicada, por conta dos preços dos grãos. Além do quadro de excedente de oferta, temos uma oferta muito grande, com uma demanda que não consegue absorver isso tudo”.
Os dados relacionados ao primeiro trimestre apontam decréscimo na estimativa de produção anual e perda de produtividade: soja (-12,2%), arroz (-8,5%), fumo (-7,3%) e mandioca (-2,7%).
