Produção de café arábica pode chegar a 41 mi de sacas

por | jan 30, 2023

A produção brasileira de café arábica pode ficar entre 38,25 e 41,3 milhões de sacas de 60 kg na safra 2022/2023. A projeção foi feita pelo “Rally da Safra Arábica 23” e divulgada pelo Conselho Nacional do Café (CNC). Segundo o Conselheiro do CNC, Francisco Sérgio de Assis, o levantamento foi feito por uma equipe de engenheiros agrônomos, que percorreu 2.080 km, nas regiões do Sul de Minas Gerais, Cerrado Mineiro e Mogiana Paulista, dos dias 16 a 20 de janeiro deste ano.

“Esses dados são extremamente coerentes, pois se somarmos com a média de produção do café conilon, que é de cerca de 17 milhões de sacas (segundo a Companhia Nacional de Abastecimento – Conab), chegaríamos a algo em torno de 55 milhões de sacas, coincidindo com os números apresentados pela Conab, o que consideramos muito próximo do que será realizado”, analisa Silas Brasileiro, presidente do CNC.

Por conta das muitas mudanças climáticas vivenciadas nos últimos dois anos, as previsões de produção para 2024 seguem limitadas. “O recomendável é esperar o momento certo para falar em safras futuras”, explica Silas Brasileiro.  Ainda segundo o presidente, o CNC apoia projetos como “Rally da Safra Arábica” e vê como uma boa opção para mostrar a realidade da produção brasileira ao mercado.  “No entanto, alertamos que a acurácia de participantes de ações como essa do Rally traz consigo um enorme risco de informações díspares, que podem comprometer o mercado de café pela sua sensibilidade e pelo enorme número de levantamentos que são feitos por mais diversas fontes. E, o pior e mais grave, pelos interesses já demonstrados por terceiros, em todos os levantamentos publicados, em relação à realidade final do volume de safra que se colhe”, alertou Silas Brasileiro