Podcast reúne especialistas para uma análise sobre a safra de café 2021/2022

por | jun 10, 2022


Especialistas da cafeicultura participaram do podcast Cafeína, da Syngenta. Apresentado pela jornalista e cafeicultora, Luisa Nogueira, os convidados fizeram uma análise do setor. A seca e geadas afetaram as lavouras e comprometeram a safra 2021/22. Os analistas debateram sobre o possível atraso da entrega das sacas de café, mas de acordo com o Héberson Vilas Boas Sastre – Gerente da Mesa de Operações e trader da Cooperativa MInasul, apesar do ano ser de bienalidade alta os produtores tiveram muitas perdas na produção. “De fato a geada pegou alguns produtores. A gente tem vários com safra zero, outros que já estavam com safra quebrada, quebrou mais ainda por conta da geada, mas eu não vejo calote na entrega do café. Este é um problema da atividade e que temos que equilibrar isso junto ao mercado, junto ao produtor e encontrar um caminho.”

Na visão geral do economista Gil Carlos Barabach, as cooperativas têm dado todo o suporte para os produtores que ainda enfrentam os problemas na produção e ressalta que é preciso “entender a realidade do produtor, entender como será o fluxo e tentar encontrar uma solução que possa ser positiva para os dois lados, cooperativa e produtor”.

Análise do mercado internacional

O mercado internacional segue com os preços elevados. Muita liquidez e juros baixos contribuíram para o aumento da inflação. “Os bancos centrais precisavam suavizar o efeito da pandemia colocaram o dinheiro no mercado e diminuíram a taxa de juros no intuito de dar acesso mais barato e o efeito disso foi a inflação, comenta o economista.  Lembrando que os três segmentos que mais aumentaram a inflação mundial foi o transporte internacional, energia e comodities que é onde entra o café.