PIB do agronegócio recua 4,28% em 2022 segundo Cepea e CNA

por | dez 21, 2022 | Agropecuária Destaques, Algodão, Aves, Boi gordo, Café, Hortifruti, Laranja/ Citros, Leite, Mercado, Mercado Destaque, Milho, Soja, Suinocultura, Trigo | 0 Comentários

Após dois anos consecutivos de recordes, o PIB do agronegócio Brasileiro registrou recuo em 2022. O dado foi divulgado pelos cálculos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – Cepea junto com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA. Segundo o Cepea, nos três trimestres do ano, o PIB do setor registrou recuo e acumulou uma queda de 4,28% de janeiro a setembro deste ano.

A alta nos custos de produção com insumos tanto na agropecuária como nas agroindústrias, está entre os principais motivos para essa queda no setor. Além disso, o PIB agrícola também segue pressionado pela redução da produção em culturas importantes, especialmente soja e cana-de-açúcar. Além dessas duas atividades, que detêm peso expressivo no PIB, estima-se menor produção no ano para o arroz, a batata, o fumo, a mandioca, o tomate, a uva e a madeira em tora.

No ramo agrícola, de janeiro a setembro, o PIB caiu 5,69% e na pecuária 0,24%. Na pecuária o PIB teve redução em todos os segmentos, exceto no primário, que de acordo com o Cepea, teve a alta. Uma alta que decorreu de algum aumento do valor bruto da produção (produção maior e preços levemente superiores aos de 2021), somado à redução dos custos com insumos; nesse último caso, em relação ao patamar expressivamente elevado alcançado em 2021.

E considerando este cenário, o Cepa aposta que a participação do agro na economia brasileira em 2022, fique em 25%. Em 2021, essa participação foi de 27%.

 

Leia também