Atualmente, o Brasil está livre da gripe aviária em animais sob demanda comerciais, mas o Ministério da Agricultura e Pecuária e as secretarias estaduais de agricultura intensificaram as medidas preventivas devido aos casos em países da América do Sul. Uma dessas medidas foi a criação de um “painel” para acompanhamento dos casos confirmados do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade no seu site.
O Ministério da Agricultura, dessa forma, criou uma plataforma online para casos confirmados de vírus da influenza aviária de alta patogenicidade, que pode ser acessada por qualquer pessoa. O painel será atualizado duas vezes ao dia, às 13h e às 19h, sempre que houver um novo diagnóstico.
Até o momento, são 24 focos confirmados em aves silvestres nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Segundo o painel, 17 casos seguem em investigação, à espera do resultado laboratorial conclusivo após coleta de amostras das aves.
Em caso de sintomas como dificuldade respiratória, secreção nasal ou ocular, espirros, falta de coordenação motora, torção do pescoço, diarreia e altas taxas de mortalidade em aves domésticas ou silvestres, é importante entrar em contato com a Fiscalização ou Defesa Agropecuária, ou seguir as orientações listadas canais de notificação, e não recolher aves doentes ou mortas.