Outubro deve encerrar com inversão de chuvas e frente fria

por | out 19, 2022 | Agropecuária Destaques, Clima, Previsão do tempo, Previsão do tempo Destaque | 0 Comentários

A instabilidade climática no Sul do Brasil, deve ser generalizada nos próximos dias com pancadas de chuva se formando também no Mato Grosso do Sul.  De acordo com o boletim da Rural Clima, ao longo do fim de semana essa frente fria que percorre sobre o Sul do Brasil, terá amplitude para subir. “Veremos essa frente fria, romper esse falso bloqueio sobre a faixa Central do Brasil e levar chuva a grande parte das áreas produtoras de Mato Grosso, Rondônia, Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí”, explica o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antônio.

Segundo ele a previsão para a última semana de outubro, é que o sistema inverta e se consolide as chuvas em todo Brasil.  “O sistema deve inverter e teremos alguns dias sem chuvas no Sul, o que vai ser muito bom para o Paraná, por exemplo, tempo aberto para ir a campo. E a faixa norte do Brasil, volta a ter condições favoráveis para o plantio”.

Ainda de acordo com o boletim, na última semana de outubro a inversão no sistema levará as chuvas para a região Centro-Norte. Aliado a isso, a chegada de uma nova frente fria consolidará as chuvas em todo Brasil.  “As chuvas irão inverter e seguirão para região Centro – Norte do Brasil. Na virada do mês, no final da próxima semana, uma nova frente fria entra e teremos a consolidação dessas chuvas”, ressalta.

Leia também