A partir desta quinta-feira (14), até domingo (17), uma massa de ar quente deve afetar alguns estados, podendo elevar as temperaturas máximas acima de 40°C. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso meteorológico com alerta laranja para onda de calor, indicando a persistência desse fenômeno por, pelo menos, quatro dias consecutivos.
De acordo com o Inmet, o intenso calor é aguardado nas áreas do Centro-Oeste, Sudeste do Brasil e em partes das regiões Norte e Nordeste. As temperaturas máximas podem superar os 40°C nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, interior de São Paulo, Goiás e Bahia.
Entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, espera-se o aumento das temperaturas e a presença de umidade ao longo da atmosfera, sendo comum a formação de áreas de instabilidade. Essas áreas podem resultar em temporais isolados, acompanhados por rajadas de vento superiores a 70 km/h, granizo e chuva localmente intensa. Sendo assim, até sexta-feira, principalmente no Rio Grande do Sul, nem todas as áreas podem experimentar máximas acima de 35°C, devido à maior nebulosidade e umidade.
O deslocamento da frente fria, acompanhado ao aumento da umidade e à mudança dos ventos de sul a sudeste, pode resultar em uma queda nas temperaturas na segunda-feira (18). Esse movimento encerra a onda de calor, trazendo temperaturas mais amenas para esta época do ano.
