O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, publicou hoje (11) no Diário Oficial o Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (ABC+) para o período 2020/30, que entra em vigor no dia 1º de setembro.
O objetivo é auxiliar o agronegócio brasileiro nas questões ligadas ao controle de gases do Efeito Estufa. A atividade tem como base buscar mais eficiência e adaptabilidade dos modelos de produção, coexistindo com o ecossistema rural. Para isso, uma série de metas foram estabelecidas visando, principalmente, a redução de emissão de CO2 até 2030.
Uma das metas é ampliar em 30 milhões de hectares as áreas com adoção de Práticas para Recuperação de Pastagens Degradadas (PRPD); além de ampliar em 5 milhões os bovinos em terminação intensiva.
Apesar de conversar em vários pontos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, segundo a portaria em seu artigo 6º, estas metas ainda podem passar por revisão se necessárias, através de Consultas Públicas nos próximos 30 dias.
portaria: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-mapa-n-471-de-10-de-agosto-de-2022-421902518
