A Serra da Mantiqueira está entre as mais premiadas do Brasil. São muitos os cafés que saem dessa Serra e recebem as mais altas pontuações. São ao todo 25 municípios que compõem a serra no Sul e Sudoeste de Minas Gerais. Desde 2011, a região foi reconhecida como Indicação Geográfica – IG, na modalidade Indicação de Procedência, pela excelente reputação de cafés especiais. O Play no Agro vai contar em uma série com quatro episódios, os motivos pelos quais a Serra tem grande importância na agropecuária e produz cafés altamente pontuados.
E a nossa primeira parada foi na Fazenda Catiguá, em Cambuquira, onde a produtora Ivanyse Carvalho, abandonou a carreira de servidora pública para semear amor e dedicação em campo. “Eu tinha que me dedicar, optar pelo trabalho fora ou vir pra fazenda e dedicar aqui totalmente. Foi quando optei voltar para a fazenda”.
Na Fazenda Catiguá os tratos culturais são acompanhados de perto pela produtora, que converteu o manejo da lavoura para o foco na produção de café especial. “Um café especial, ele não pode ter doença e nem broca. Tudo isso cuidamos na lavoura. E depois vem a parte da colheita e pós-colheita, uma parte mais complexa que entramos com máquina e muito estudo, para diminuir os grãos verdes e conseguir uma janela de colheita para colher a maior parte dos grãos maduros”.
E um dos caminhos para a excelência em qualidade, é a colheita seletiva, que faz parte desse manejo diferenciado. “Faço colheita seletiva com máquina hoje, e consigo tirar a parte debaixo, porque essa parte sempre amadurece depois, porque vai menos sol”.
Além do manejo diferenciado, a produtora também investiu na fermentação dos cafés especiais. Entre os sabores encontrados, destaque para o café avinhado, carregado de características da Serra da Mantiqueira. “A fermentação pra gente realmente fazer, a gente tem que ter um mercado e ir encontrando esse nicho, quem gosta. Tem que ser muito bem controlada, porque senão você estraga os grãos. Cada ano fazemos experiências diferentes, para ver qual vai ficar melhor, e encontrar o mercado certo e depois replicar”.
Estar entre os melhores cafés do Brasil e ser uma das regiões mais premiadas da história, é o resumo da Mantiqueira de Minas. Mas o que explica esse sucesso? Como explicar essa região? “Café bom, hoje tem muito. Todas as regiões fazem excelentes trabalhos, mas gosto muito e acredito que tem um mercado especial para o café da Mantiqueira, porque realmente é um café diferenciado”.
Turismo rural
As lindas paisagens do caminho até a fazenda, denunciam um cenário encantador. A região de montanha se tornou atrativa não só para os produtores, mas também para os amantes do turismo rural.
“Todo mundo quer conhecer. As pessoas não querem só tomar o café e acabou. Eles querem saber como foi feito, quem trabalhou, se as pessoas estão sendo valorizadas, se os devidos cuidados estão sendo tomados. E o turismo rural potencializou essa possibilidade do conhecimento de todo processo”.

O município de Cambuquira tem investido no turismo rural, e em um roteiro, incentivou os produtores rurais a abrirem as porteiras para essa novidade. Hoje, quem visita a Fazenda Catiguá, tema cesso aos processos de fabricação e a uma mesa farta de café, com produtos típicos de Minas Gerais, produzidos na fazenda.


