O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, confirmou a divisão do Ministério da Agricultura. O anúncio foi feito apontando agora também o Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Pesca. Essas pastas atualmente são coordenadas pelo Mapa.
Além deste anúncio o presidente também apontou o Senador Carlos Fávaro – PSD MT, como o novo Ministro da Agricultura, pecuária e Abastecimento. Já quem assumirá a pasta do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, será Paulo Teixeira, deputado federal reeleito.
E novo Ministério da Pesca e Aquicultura, ficará sob o comando do deputado federal André de Paula – PSD PE.
O novo ministro –

O senador Carlos Fávaro, do Partido Social Democrático (PSD) de Mato Grosso, tem 53 anos, é natural da cidade de Bela Vista do Paraíso, norte do Paraná. Mas a sua trajetória política foi construída a partir do Mato Groso. Envolvido com entidades voltadas para o agronegócio, se dedicou ao setor e foi eleito vice-governador do Mato Grosso, em 2014.
No ano de 2020, o senador concorreu ao senado após a cassação do mandato da senadora Selma Arruda. Como o mais votado, ele teve 25,97% dos votos válidos. Agora, ocupando a pasta da agricultura, a vaga do senador será ocupada por Margareth Buzetti.
