O setor leiteiro mais uma vez aponta queda no preço do leite captado em outubro e pago ao produtor em novembro. Essa é a quarta vez consecutiva que os produtores recebem menos que o esperado. A queda registrada é de 5,3% se comparado com o mês de setembro de 2022. O valor registrado chegou a R$2,69/litro, isso representa queda de R$0,15 centavos por litro.
De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, Cepea, essa baixa está ligada ao consumo enfraquecido por conta da elevação da oferta.
Mesmo assim, se comparado com o mesmo período do ano passado é possível perceber uma alta de 17%.
Na Região Sudeste e Centro-Oeste a venda de leite cru apresentou um aumento devido as chuvas que elevaram a disponibilidade de pastagem e desta forma diminuem os gastos com os animais referentes a alimentação.
Desta forma o Cepea aponta um crescimento na captação das empresas de São Paulo que chegou a 6%, em Minas Gerais 1,9% e em Goías a captação teve alta de 1%.
Já nos estados do Sul do Brasil, a captação apresentou queda média de 4,3% devido a entrada da entressafra pelo término das pastagens de inverno. Outro fator que contribui são os excessos de chuvas e a diminuição de silagem que foram afetadas pela estiagem de 2022, além do inverno prolongado neste ano.
