LEITE: Preços recordes em 2022; e novo recuo em novembro para o produtor

por | dez 21, 2022 | Agenda Agrícola, Agenda agrícola Destaque, Agropecuária Destaques, Leite | 0 Comentários

O Cepea divulgou novo balanço sobre a cadeia leiteira referente ao leite captado em outubro e pago ao produtor em novembro. O preço pago ao produtor na média nacional foi de 2,69 o litro, o que representou um recuo de 5,3% em relação ao mês anterior. O Cepea também adiantou que as pesquisas em andamento, apontam para um novo recuo, acima de 5% para o leite captado em novembro e pago ao produtor em dezembro. Segundo o levantamento, a estimativa é que em 2022, a média anual seja encerrada cerca de 13% acima do que foi registrado em 2021.

O levantamento do Cepea, também traz dados da Secex, que indicam queda de 11,3% em comparação com o volume importado em outubro. Os dados apontam que foram importados em novembro 152,8 milhões de litros de leite. Mas em comparação com o mesmo período do ano passado esse volume ficou 79,1% acima.  No acumulado do ano, referente de janeiro a novembro de 2022, o Brasil importou 1,179 bilhão de litros, o que representa 21,4% a mais do que o esperado em 2021.

Após quatro meses de queda, custo da pecuária leiteira volta a subir em novembro
Depois de cair por quatro meses seguidos, o Custo Operacional Efetivo (COE) da pecuária leiteira voltou a subir em novembro – o avanço foi de 0,06% na “Média Brasil” (BA, GO, MG, PR, RS, SC e SP). De janeiro a novembro de 2022, o aumento no COE é de 3,1%. Esse movimento esteve atrelado sobretudo a elevações em itens como operações mecânicas na propriedade, concentrados e medicamentos.

 

Leia também