A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) divulgou a programação da edição virtual, que dá sequência às atividades do 2º Azeitech. O evento, iniciado no dia 25 de março com a realização do 17º Dia de Campo de Olivicultura e da 7ª Mostra Tecnológica em formato presencial, no Campo Experimental de Maria da Fé, contará com painéis científicos online, entre os dias 21 e 23 de junho. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas pelo azeitech.com.br.
“Nessa segunda parte, nós teremos uma programação recheada de diversos assuntos relacionados à olivicultura. No primeiro dia, o foco será a produção de azeitona em conserva. O segundo dia será dedicado às mulheres na olivicultura. Já o último dia, 23 de junho, será dedicado ao azeite de oliva e, dentre outras atrações, teremos a troca de experiências com o azeitólogo português Nuno Rodrigues, que além do trabalho em seu país falará sobre sua vivência nos olivais brasileiros”, adianta o coordenador-geral do evento, Luiz Fernando de Oliveira.
Novidade desta edição, o 1º Simpósio Mineiro de Olivicultura terá espaço para a apresentação oral, ao vivo, de um trabalho selecionado no início das atividades de cada dia. Além da programação ao vivo e da possibilidade de interação via chat com palestrantes e convidados, os visitantes virtuais do Azeitech 2022 terão acesso a vídeos de dicas técnicas no espaço Oliva Play e à Mostra Tecnológica com a presença das marcas patrocinadoras. Realizado pela Epamig, o evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Maria da Fé, da Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do IMA e da Emater-MG.
