Luisa Nogueira, jornalista e produtora rural, está acompanhando de perto a Fertilizer Latino Americano 2025, o maior evento da indústria de fertilizantes da América Latina, a convite da FertMinas. Seu objetivo é trazer as principais discussões sobre o mercado global de fertilizantes e como a tecnologia agrícola pode impulsionar o setor. O evento acontece na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, reunindo especialistas, empresas e profissionais do setor agropecuário.
O Brasil, um dos maiores produtores agrícolas do mundo, enfrenta um grande desafio: reduzir sua dependência externa de fertilizantes importados, que hoje ultrapassa os 90% de matéria-prima importada. A meta nacional, segundo especialistas, é diminuir essa dependência para 50% até 2050, em um cenário de consumo crescente de fertilizantes para agricultura.
Paulo Teixeira, coordenador do FertBrasil e pesquisador da Embrapa, destacou o papel da pesquisa científica para manter o Brasil como potência no agronegócio brasileiro. “A agricultura brasileira só é essa potência porque tem pesquisa e ciência. Hoje, o Brasil tem excelência no uso de fertilizantes e é referência no mundo por sua capacidade de produzir alimentos. Precisamos reduzir os nossos gargalos para garantir ainda mais competitividade e segurança alimentar.”

FertMinas: inovação para potencializar os fertilizantes
Uma das empresas que traz soluções inovadoras para o setor é a FertMinas, que apresenta no evento tecnologias avançadas para macro e micronutrientes em fertilizantes. Essas inovações visam melhorar a performance agronômica dos fertilizantes no campo. Além disso, a empresa oferece soluções antidust e anti caking, que evitam a formação de poeira (antidust) e impedem a compactação dos fertilizantes durante o armazenamento e transporte (anti caking), garantindo melhor manuseio e eficiência na aplicação dos fertilizantes agrícolas.
Em conversa com Vinicius Paiano, CEO da FertMinas, ele destacou a importância dos aditivos tecnológicos na aplicação dos fertilizantes. “Nós trazemos inovações tecnológicas para os nossos clientes com tecnologia de aditivos. Leva inovação na hora de aplicar, usar e transportar. Os aditivos com a tecnologia COAT vêm para trazer mais performance no campo, mais produtividade e maior ganho para o produtor rural.”
O evento reforça a necessidade de inovação contínua e investimentos estratégicos para que o Brasil conquiste sua autonomia no setor de fertilizantes. Começamos 2025 com uma crescente, com discussões fundamentais para o futuro da agricultura nacional.
