No intuito de facilitar a entrega da declaração de vacinação contra febre aftosa e raiva a Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal, Seagri, estará, até o dia 9 de dezembro, realizando plantões em cinco regiões do Distrito Federal.
A Seagri disponibilizou vans que estarão estacionadas em pontos estratégicos recebendo as documentações. Essas ações itinerantes serão realizadas no Taquara, São José, Rio Preto, PAD-DF e Jardim. A primeira edição da ação itinerante foi em 2021 e de acordo com especialistas da Defesa Agropecuária, sem a entrega da declaração os pecuaristas ficam impedidos de movimentar o rebanho e de vender derivados dos animais como carnes e queijos. Outra punição é a multa no valor de R$ 300,00 que podem ser aplicadas.
Além da entrega da declaração o produtor pode aproveitar para fazer atualizações cadastrais, emissão de guia de trânsito animal (GTA) e notificação de suspeita de doença.
A tabela com os dias em que a van da Defesa itinerante estará realizando atendimento está disponível no site da Seagri. Siagro (Sistema de Informações em Defesa Agropecuária do DF).
