Plataforma do Serasa identifica produtores ambientalmente corretos

por | ago 9, 2023

A Serasa Experian divulgou, durante a Andav 2023, o Farm Check, uma plataforma que tem ajudado a identificar produtores que estão em conformidade ambiental. Em junho, foram aprovadas as novas legislações da União Europeia, que determinam que todos os produtos exportados por países do bloco não provenham de áreas de desmatamento. O Diretor de Produtos do Serasa Experian, Renato Girotto, destacou que muitas corretoras de café têm utilizado a plataforma. O Farm Check consegue listar propriedades que estão em conformidade com a legislação ambiental exigida pela União Europeia, por meio de uma busca descentralizada em mais de 180 fontes.

“A plataforma é capaz de datar os dados e disponibilizá-los para que os usuários tomem suas decisões”, explica Renato. Além das informações ambientais, a plataforma também consegue buscar fontes de crédito e dados cadastrais. A busca pode ocorrer por meio de um protocolo simples, configurado na própria plataforma, e deve impactar diretamente a cadeia de distribuição.

“Dentro da ferramenta, o usuário pode configurar protocolos socioambientais. No caso, é possível configurar o protocolo de acordo com as regras da União Europeia e, sempre que ele consultar um produtor ou propriedade, a ferramenta verifica automaticamente se o produtor está em conformidade com o protocolo buscado”. O Farm Check monitora mais de 500 mil propriedades rurais, realizando análises diárias para acompanhar o status socioambiental.

“Existem alguns estudos recentes feitos pela Serasa, que mostraram que 99% dos produtores brasileiros estão em conformidade com as questões ambientais”, concluiu Renato.

Chat Bot – lançamento do Serasa durante a Andav

O Serasa também aproveitou a Andav 2023 para trazer um lançamento que deve impactar diretamente a cadeia insumos: o Chat Bot. A ferramenta se trata de uma interação via whatsapp, aonde é possível consumir informações disponibilizadas nas plataformas do Serasa, inclusive produtores inadimplentes. “O grande propósito dele é democratizar o acesso à informação, principalmente para aquelas pessoas que estão mais na ponta, que não estão diretamente dentro do escritório. Então imagina um vendedor de insumo, que tem seus RTV’s no campo, do próprio campo ele consegue realizar uma consulta facilitando o acesso e agilizando bastante a tomada de decisão”, ressalta Renato Girotto, Diretor de Produtos de Serasa.