Exportações brasileiras de café batem recorde na safra 2023/24

por | jul 15, 2024 | Agropecuária Destaques, Mercado, Mercado Destaque | 0 Comentários

As exportações brasileiras de café alcançaram um novo recorde na safra 2023/24, de acordo com o relatório mensal do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). O volume exportado cresceu quase 33% em relação ao mesmo período da safra 2022/23, representando também um aumento de 3,6% sobre o recorde anterior de 45,675 milhões de sacas, estabelecido no ciclo 2020/21.

Outro marco histórico foi alcançado na receita cambial, que passou de US$ 8,142 bilhões na temporada 2022/23 para US$ 9,826 bilhões na safra atual. Essa cifra é a maior registrada desde o início do levantamento em 1990.

O presidente do Cecafé, Márcio Ferreira, atribui o resultado positivo das exportações brasileiras à menor disponibilidade de café de outras origens produtoras, como Indonésia e Vietnã. “Com uma safra melhor, após dois ciclos de colheita menores, o Brasil ampliou seu market share no comércio global, ocupando espaços deixados pela oferta reduzida de outros produtores,” explicou Ferreira.

No entanto, Márcio destaca os intensos problemas logísticos enfrentados, devido a conflitos geopolíticos e o esgotamento do principal porto brasileiro, em Santos (SP), que geram altos custos adicionais e imprevistos aos exportadores. 

Apesar desses desafios, os exportadores brasileiros conseguiram se sobressair. “Tivemos quase 82% de atrasos nos embarques, mas, graças ao trabalho exemplar dos exportadores de café do Brasil, conseguimos gerar liquidez e renda sustentável para os cafeicultores brasileiros e para o país,” afirmou Marcos Matos, diretor-geral do Cecafé.

Os números recordes nas exportações de café ressaltam a importância do setor para a economia brasileira e evidenciam a capacidade do país em superar adversidades logísticas para manter sua posição de destaque no mercado global.

 

Leia também