Desafios de logística e oportunidades para cadeia de café serão debatidos em evento do CCCMG 

por | jul 11, 2024

Evento acontece em Varginha e é exclusivo para associados  

A logística para exportação de café é um dos principais problemas enfrentados no mercado. Um dos motivos é o escoamento do café, prejudicado pelo esgotamento da capacidade do Porto de Santos, o principal porto do país. Para debater esse tema, os associados do Centro de Comércio de Café de Minas Gerais (CCCMG) terão a oportunidade de participar de um evento com representantes de todas as etapas da cadeia logística.

Estarão presentes o diretor-presidente da MSC Brasil, Elber Justo; o diretor comercial do terminal portuário em Santos, Cláudio dos Santos; Diretor técnico no Cecafé, Eduardo Heron; CEO do Ellox digital, Lucas Moreno; Advogado Rafael Ferreira; a gerente comercial, Viviane Spinola; e o presidente do CCCMG, Ricardo Schneider. 

Segundo o Presidente do CCCMG, o evento tem o intuito de debater as dificuldades e o cenário amplo de logística que afeta quem precisa exportar o café, proporcionando um debate e espaço para perguntas a fim de buscar um entendimento mais profundo. 

“Está cada vez mais difícil fazer o processo de retirar contêineres, trazê-los para o interior, estufar o café nos contêineres e levá-los de volta ao porto. A entrega no porto é complicada, a retirada de contêineres está difícil, e, às vezes, os navios chegam com muita carga e deixam parte dela para trás. Então, é uma série de problemas que estão acontecendo já há um tempo. Isso foi intensificado na pandemia, com a falta de contêineres e outros fatores, mas hoje um dos grandes problemas que temos é esse gargalo logístico, principalmente no Porto de Santos, que é o maior porto do país”, disse Ricardo. 

O evento, em parceria com o Coffee Connect, acontecerá no auditório do CCCMG, localizado na Rua do Comércio do Café, 185, Industrial Reinaldo Foresti, em Varginha/MG. As vagas são limitadas e podem ser reservadas pelo telefone (35) 99804-9410.

Confira a programação: