Dados mostram 100 cidades mais ricas do agronegócio brasileiro

por | jan 16, 2024 | Editoria Especial, Editoria Especial Destaque | 0 Comentários

agroforum

Três cidades de Mato Grosso lideram o ranking dos 100  municípios mais prósperos no setor do agronegócio no Brasil, segundo pesquisa do  Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Os dados são baseados em informações do IBGE da Produção Agrícola Municipal (PAM) de 2022.

Em primeiro lugar, destaca-se a cidade de Sorriso, líder na produção de soja, com um valor de produção superior a R$ 10 bilhões. Em seguida, temos Campo Novo do Parecis e, em terceiro lugar, Sapezal.

O estado de Mato Grosso lidera o ranking, com 41 cidades. Outros municípios da região Centro-Oeste também se destacam, com 14 em Goiás, 11 no Mato Grosso do Sul e um no Distrito Federal (Brasília).

Além disso, a lista inclui outros estados, como Minas Gerais, contribuindo com 11 municípios, a Bahia com sete, Paraná com três e São Paulo com dois.

De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, as 100 cidades com altos índices de produtividade nas lavouras representam, no total, 34,71% do valor da produção, contribuindo com R$ 288,13 bilhões para a economia nacional.

Confira a lista com as 10 cidades mais prósperas do agronegócio:

Sorriso (Mato Grosso)

Campo Novo do Parecis (Mato Grosso)

Sapezal (Mato Grosso)

Rio Verde (Goiás)

São Desidério (Bahia)

Nova Ubiratã (Mato Grosso)

Nova Mutum (Mato Grosso)

Jataí (Goiás)

Formosa do Rio Preto (Bahia)

Diamantino (Mato Grosso)

 

 

Leia também