Colheita de café avança e confirma peneira e rendimento baixo

por | jul 1, 2024 | Agenda Agrícola, Agenda agrícola Destaque, Agropecuária Destaques, Café | 0 Comentários

A colheita de café segue avançando nas regiões produtoras, e de acordo com o Cepea, de forma mais rápida em comparação com a temporada anterior.

E apesar da expectativa de um ligeiro aumento na produção desta safra em comparação com o ano anterior, a safra vem se confirmando com peneira e rendimento baixo. A situação está diretamente relacionada com as questões climáticas, que impactaram fortemente essa safra.

“Desde de setembro de 2023 temos tido temperaturas acima da média nas regiões cafeeiras de Minas Gerais e com episódios de temperaturas extrema. Além de chuvas irregulares de outubro a dezembro de 2023 a março deste ano.  Esse cenário afetou a safra, resultando nessa peneira menor, com frutos miúdos e menor rendimento”, destaca o pesquisador da Epamig, Cesar Botelho.

Segundo a Epamig, a safra também é marcada por um número relevante de novas áreas plantadas e irrigadas. O pesquisador Cesar, ainda ressalta a expectativa de uma safra menor em relação ao esperado. “Além disso temos visto um depauperamento de lavouras, com maior produção principalmente por incidência alta das doenças, como ferrugem e cercospora”, explica.

Peneira baixa e rendimento baixo

Os impactos do El Niño e das altas temperaturas do ano passado, começam a ser visualizados nesta safra. A maioria das fazendas seguem confirmando peneira e rendimento baixo, nas áreas cafeeiras de Minas Gerais. “Peneira baixa é uma realidade para essa safra e nada pode alterar isso agora. A safra de arábica é de peneira muito abaixo da média e isso vai impactar no rendimento da safra desse ano”, destaca o pesquisador da Fundação Procafé, Alysson Fagundes.

Leia também