Colheita da safrinha avança no Mato Grosso

por | jul 18, 2022

A Conab divulgou a previsão de 115,6 milhões de toneladas de milho para a safra 2021/22, o número representa um aumento de 32,85% em comparação com a safra anterior.

No entanto, o cenário muda bastante de um estado para o outro. No Mato Grosso, por exemplo, a colheita da safrinha foi acelerada nos últimos dias e registrou destaque em comparação com os outros estados produtores. O estado já colheu 40% de toda área cultivada, estimada em 1,99 milhão de hectares e 40 milhões de toneladas, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária.

O Goiás já colheu 25% do total plantado, também com uma boa produtividade prevista para esse ano. Os estados de Minas Gerais e Tocantins, iniciaram a colheita há duas semanas. No Maranhão, a colheita deve prosseguir ao longo do mês e terminar em agosto.

Já no Paraná, foi registrada a maior lentidão na colheita da safrinha, isso por conta das chuvas que caíram nos últimos dias. O relatório do Departamento de Economia Rural, apontou que o estado atingiu 5% da área plantada, que foi de 2,7 milhões de hectares.

No Mato Grosso do Sul, os produtores aguardam um tempo melhor para a colheita. Assim como em São Paulo, onde há lentidão por conta da umidade dos grãos. O estado já tem um atraso de duas semanas na colheita.