Chuva atrasa implantação do trigo no Rio Grande do Sul

por | jul 4, 2022

A chuva atrapalhou o cultivo de trigo no Rio Grande do Sul para a safra 2022. A estimativa da safra deste ano, é de 1.413,763 hectares, com uma produtividade estimada em 2.822 Kg. Mas o volume de chuvas e a alta umidade nos últimos dias, prejudicaram a implantação da cultura. Os produtores estão com dificuldade em ampliar e finalizar a implantação, que atualmente está sendo viável somente em área mais altas ou solos mais drenados.

Com a presença de umidade, a germinação foi beneficiada, e a emergência dos solos é uniforme. Contudo, as plantas apresentam a primeira folha do embrião muito fina, de coloração amarelada e com o desenvolvimento lento devido à falta de luminosidade.

Precisamos destacar que a semeadura alcançou 60% da área projetada, com avanço concentrado apenas no dia 20/06, na metade Norte, e até 22/06, mais ao Sul do Estado. Há um atraso em relação ao planejamento inicial dos produtores, que causa apreensão em função do avanço na projeção da data da colheita, que pode competir com a época de instalação das lavouras de verão.

Fonte: Climatempo