Chuva acima da média e altas temperaturas marcaram o mês de setembro/2023

por | out 4, 2023 | Agropecuária, Agropecuária Destaques, Clima, Previsão do tempo, PREVISÃO DO TEMPO, Previsão do tempo Destaque, SOL | 0 Comentários

Levantamento feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e divulgado nesta quarta-feira, mostrou que o mês de setembro foi marcado por condições meteorológicas adversas para todo o Brasil. Além de alagamentos e inundações, houve um impacto significativo no setor agrícola devido à ocorrência de chuvas acima da média histórica no Rio Grande do Sul. Os maiores acúmulos de chuva foram registrados de forma localizada no noroeste do país. A combinação de temperaturas elevadas e alta umidade foram fatores que contribuíram para as precipitações ocorridas em setembro.

Além disso, a formação de um ciclone extratropical e a passagem de uma frente fria na região Sul do país resultaram em chuvas volumosas, especialmente no estado do Rio Grande do Sul. Na região central, os volumes de chuva foram mais moderados, e em algumas áreas, não houve ocorrência de chuva, o que é atípico para o período seco nesta época do ano.

No norte do Brasil, a combinação de calor e alta umidade também provocou acúmulos de chuva, destacando-se os municípios de Lábrea (AM), Caracaraí (RR) e Santa Fé do Araguaia (TO), que registraram 83,8 mm de chuva no dia 28/09.

Leia também