CAFÉ: Vendas da safra 22/23 segue em ritmo lento segundo Safras e Mercado

por | dez 19, 2022 | Agropecuária Destaques, Mercado, Mercado Destaque | 0 Comentários

As vendas da safra brasileira de café 22/23 seguem em ritmo lento. Segundo um levantamento de Safras e Mercado, referente até o último dia 14 de dezembro, apontou que até dentro desse período, o Brasil havia embarcado 71% da produção. O destaque é que em comparação com o mesmo período do ano passado, o percentual de vendas é inferior, apesar do fluxo de vendas estar no nível dos últimos anos, dentro da média para o período, que é de 71%.

Ainda segundo o levantamento de Safras e Mercado, foram negociados 40,84 milhões de sacas. O mês de dezembro, de acordo com especialistas, já é conhecido como um período de fluxo mais lento na comercialização. Mas além disso, o consultor de Safras e Mercado Gil Barabach, explica que a insegurança do produtor, tem feito com que a postura deles no mercado seja defensiva.

“O produtor, assustado com o tombo nos preços, segue na defensiva, preferindo dosar suas posições e apostar na entressafra ou em alguma melhora externa. Foca apenas na necessidade de curto prazo”, destaca.

O levantamento também aponto que as vendas de arábica chegaram a 67% do total da safra e as vendas de conilon, que estão aceleradas por conta da demanda da indústria, atingiu 77%.

Leia também